Textos

Empoderamento

A correria dos nossos dias é alucinante. Muitos de nós passa os seus dias completamente alienados de si mesmos. Não têm sequer tempo/ disponibilidade (ou não se permitem) para fazer uma pausa e refletir no caminho que estão a traçar.

A própria sociedade conduziu-nos para um estado de "quase máquinas" em que executar é a palavra de ordem. Desta forma, embrenhados neste ritmo, vemo-nos encurralados neste sistema, perdendo o nosso poder pessoal, entregando-o à sociedade, às grandes chefias, hipotecando os nossos sonhos, alegrias e felicidade. Acredito que muitos se espelham nestas palavras.

No entanto, também acredito que estamos a entrar numa nova era, estamos a iniciar um despertar, a romper com padrões que já não servem, a trazer ao de cima toda a podridão que se tem vindo a instalar nas nossas vidas.

Creio que as gerações vindouras serão constituídas por seres humanos mais despertos para uma nova consciência, uma consciência mais elevada. Estamos a caminhar para isso, a nossa sociedade está a mudar, o planeta está a mudar. Observem e tirem as vossas conclusões.

Quero deixar aqui uma mensagem para todas as pessoas: o nosso poder pessoal não deve ser esquecido. Ele é só nosso. Não o entreguem de bandeja aos outros. Nós somos decisores das nossas vidas. Nós podemos! E esta energia de força, criatividade e coragem está dentro de cada um de nós. Mesmo que esteja muito escondida, ela está lá! O poder é nosso. Não deixem que vos tirem isso, pois é o vosso bem mais precioso.

Relativamente ao poder pessoal, eu quero falar principalmente para as Mulheres. Eu também sou mulher, também fui educada com as crenças associadas ao patriarcado. Também lidei e lido com as condicionantes que a sociedade impõe ao meu género. Mas é aqui que eu digo a todas as mulheres que basta.

Para melhor explorar esta ideia, façamos uma lista acerca do que é esperado de uma mulher na nossa sociedade:

  1. A mulher "tem de" saber comportar-se como tal, ter um comportamento recatado, senão será rotulada por isso;
  2. A mulher "tem de" ser educada a saber realizar as tarefas domésticas. Deve ter todo um conhecimento e experiência que a preparem para cuidar do lar e dos filhos. Nada contra, apenas penso que o homem devia ser dotado das mesmas ferramentas;
  3. A mulher para ser bem-sucedida profissionalmente tem de ultrapassar o homem nas suas capacidades, senão o seu valor não é reconhecido;
  4. A mulher "deve" casar com um homem que lhe dê um bom sustento, para que ela não tenha necessidade de ingressar no mundo do trabalho;
  5. A mulher "tem de" casar com um homem e ter os seus filhos, senão é considerada uma infeliz por não ter formado uma família;
  6. A mulher "deve" entregar o seu poder pessoal ao homem e à sociedade, pois é isso que é esperado. A mulher tem de se adaptar à vida que for mais conveniente para ela. Os seus sonhos são secundários. Há todo um papel a desempenhar.

Alguns de vocês certamente julgam que parte destas ideias já estão ultrapassadas, mas a verdade é que ainda estão enraizadas no inconsciente coletivo. Todos estes tópicos constituem estereótipos associados ao feminino. 

Nós mulheres não temos de provar nada a ninguém, não temos de provar nada a nós próprias. Nós temos a nossa própria luz. Não necessitamos destes condicionalismos para sermos felizes. 

Mulheres e irmãs, sei que fomos educadas nestes moldes e que a nossa bagagem é pesada, mas não tem de ser assim. Não temos de viver desta forma. Não entreguem o vosso poder pessoal de bandeja. Ele é a nossa luz. A mulher não precisa de um homem para ser feliz, não tem de ser dependente disso.

Devemos aprender primeiro a amarmo-nos a nós próprias, a vivermos para nós, sem precisar de terceiros. E aí, ao aceitar alguém, não o faremos com medo do isolamento. Não o faremos por dependência (económica ou emocional). Faremos por amor, conectadas com a nossa luz, o nosso poder. Respeitem-se a si mesmas primeiro. E aí, não há sociedade ou patriarcado que faça mossa na nossa essência, pois nós sabemos quem somos. Nós conhecemos o nosso valor. Não precisamos que ele seja validado por ninguém.

Hoje li uma frase nas redes sociais que gostava de partilhar convosco: "Ensine sua filha indepenência financeira para que ela busque um companheiro e não um patrocinador. Ensine seu filho independência doméstica para que ele busque uma companheira e não uma empregada."

Simples assim.


Grata :)

Menos gostos, mais Amor

Hoje, para mim, é um dia de celebrar o que há de bom na vida: a natureza, o Sol, os sorrisos, a empatia, o olhar sincero de amor e amizade. Temos um mundo tão rico e tão belo. Podemos efectivamente ser eternamente gratos por viver numa "casa" tão bela e tão completa.

Também foi um dia de reflexão.

Ao observar as pessoas que me rodeiam percebo que muitas delas vivem desconectadas de toda esta riqueza que nos rodeia. Passam os dias completamente "out" da natureza, dos animais e até dos outros seres humanos. Vivemos na era da comunicação, em que todos estão ligados, mas nunca se interagiu tão pouco como agora.

Os telemóveis, as redes sociais vieram substituir o contacto humano, a palavra, a riqueza de um abraço e de um olhar sentido. Perdemos tanto com esta atitude generalizada e perdemos acima de tudo amor. Cada vez estamos mais parecidos com as máquinas que manipulamos, sempre atentos, mas desinteressados e sem contacto.

E assim a cada dia que passa vivemos mais desconectados do nosso belo mundo, da natureza e até da nossa essência. Ver esta realidade entristece-me, pois é algo com que me debato diariamente. É urgente olhar, prestar atenção, focar no mundo que nos rodeia. É urgente pousar os dispositivos, largar as redes sociais e conversar. É urgente demonstrar sentimentos. É urgente usar a palavra falada e o toque!

O nosso mundo precisa disso. Está sedento de amor, de dedicação, de nutrição. Precisa de pessoas que estejam atentas ao que os rodeia em detrimento de ficarem despertas aos "cliques" das máquinas.

Estamos numa era de mudança, em que muito sofrimento e dor estão a vir ao de cima. Por isso mesmo é essencial que as pessoas estejam efectivamente presentes e se ajudem umas às outras.

Utilizo esta via de comunicação para expressar esta ideia, mas para quem me lê eu faço este pedido: estejam mais despertos para o que realmente importa. As redes sociais são isso mesmo, um espaço onde é possível interagir. Não são a nossa vida. Dedique-se de coração ao que ama e a quem ama. Converse, abrace profundamente, olhe nos olhos e manifeste os seus sentimentos. 

São precisos menos gostos e mais Amor. O mundo agracede.

Grata :)

Negatividade

Durante muito tempo vivi na sombra, no papel de vítima. Refiro-me ao papel porque no fundo não passa disso. Nós temos o poder de mudar a nossa história, de sermos o actor principal e de decidir que tipo de papel pretendemos desempenhar.

Mas a verdade é que durante muito tempo vivi na escuridão de me considerar vítima de tudo, de remoer as minhas dores constantemente.

No fundo, este panorama revelava uma baixa auto-estima e um sentimento de que não se é merecedor de nada. Dei por mim várias vezes a regozijar-me na minha própria dor, vitimizando-me com frequência, descartando a responsabilidade das minhas escolhas, culpando terceiros, dando-lhes poder para decidir a minha vida. 

Até ao momento em que percebes que todo esse processo te é realmente nocivo, em que compreendes que a tua vida não avança porque não te permites ser tu. Até ao momento em que entendes que tens de fazer uma escolha: ou lutas pela tua essência e trilhas o caminho em busca do que te realiza ou continuas a submeter-te àquilo que os outros julgam que será o adequado para ti. Acredita que só tu é que sabes o que realmente necessitas para evoluir.

Estou grata por ter atraído situações para a minha vida que me conduzissem ao despertar. Ter percebido que realmente eu detinha o PODER de ser eu, de viver a minha vida de acordo com a minha essência, foi uma verdadeira libertação. Foi como se tivesse aberto uma janela e inundasse de luz um quarto que permaneceu sempre às escuras.

Viver de acordo com o teu sol é reconfortante. Sorrir todos os dias, dar o melhor de ti aos outros de forma gratuita é maravilhoso. Isso é compartilhar. Somos pontes uns para os outros e crescemos quando compartilhamos o nosso perfume, a nossa beleza interior. 

A verdade é que a minha vida mudou quando eliminei a negatividade. Como a fénix que renasce das cinzas, eu também renasci. Olho para o meu reflexo no espelho. Vejo luz e amor. Não há razão para ter medo. Não há razão para ser vítima. Só há uma certeza, a de que somos centelhas de luz a viver uma experiência humana. 

O melhor conselho que posso dar é que sejas fiel a ti mesmo. Liberta os teus medos e sê feliz. Só tu podes fazer isso, ninguém pode trilhar o teu caminho por ti. Todos nós temos as nossas batalhas para enfrentar.


Grata :)

Ser Mulher

Tenho lembranças do meu tempo de criança em que pensava que não gostava de ter nascido mulher. Desde muito jovens que sentimos o peso da sociedade em cima de nós. O estigma de sermos inferiores e de termos de obedecer a todo um conjunto de normas, enquanto os homens tinham liberdade total era para mim incompreensível. Muitas vezes me questionei porque nasci assim, se fosse homem tudo teria sido muito mais fácil. Hoje, ao fim de alguns anos, aprendizagens e muito crescimento, reconheço que estava errada. Ser mulher é uma benção que Deus nos dá.

Ser mulher é muito mais do que uma questão sexual. A mulher assume vários papéis ao longo da sua vida. Se ela assim desejar, terá uma vida recheda de experiências, vivências e aventura.

Arrisco-me a dizer que a mulher é um ser extremamente conectado a Deus e à sua natureza. Ela é nutritiva como a mãe Terra. Ela tem a intuição, o sexto-sentido que vem de uma consciência universal. Ela é emocional e amorosa, não é racional nem precisa de o ser. A mulher sabe perfeitamente o que tem de fazer. Já nasceu assim, programada para emanar amor.

A mulher é a criança alegre que canta e corre pelos campos. É a jovem que emana sensualidade e beleza. É aquela que dá gosto pousar o olhar e admirar a sua sensibilidade. É  aquela que trabalha com criatividade. É aquela que cuida do seu marido com todo o amor do mundo. É a mãe que nutre e educa os seus filhos com carinho e em consciência. É a anciã que conhece o mundo, que aconselha, que vê mais longe. A mulher é um mundo a explorar. É fonte de vida!

O nosso mundo está a passar por uma fase de viragem. Muitas coisas estranhas estão a acontecer. O nosso planeta, a natureza está a ressentir-se de todos os anos de maus tratos que o ser humano inflingiu. Creio que a mulher tem um papel fundamental na restauração deste equilíbrio. É preciso mais energia de amor, mais nutrição, mais cuidado, mais atenção. Nós mulheres podemos fazer a diferença. Basta conectarmo-nos com a nossa essência, sermos nós próprias, esquecer os condicionalismos da sociedade (que não servem para nada a não ser enaltecer egos) e dar voz ao nosso ser. 

Sinto-me priveligiada por ser mulher, por ser dotada desta sensibilidade que me permite ver o mundo de uma forma diferente. Estou grata ao universo por me ter proporcionado esta experiência. 

Se és mulher, lê e vê se faz sentido para ti. Está na hora de soltar esse potencial preso, estagnado. Se és homem, lê e presta atenção às mulheres da tua vida. Foi uma mulher que te trouxe cá. E presta também atenção ao teu lado feminino, que também necessita de ser alimentado, para que sejas uma pessoa equilibrada.


Mulher

Lembra-te de quem és

Tu és amor, és poder

Um poder que vem do Ser e não do Ter

Reaviva as tuas memórias

Elas estão no teu coração

Festeja as tuas vitórias

Com amor, com emoção


Tu és fonte de vida

Como a mãe natureza

És raio de Sol

Pura beleza

Enaltece o teu Ser

Permite-te viver

Com amor no coração

E seguir a tua intuição


Sê mulher em todo o teu esplendor

É uma dádiva de Deus

Vive com esse amor

Para ti e para os teus


Grata por ser mulher :)

Sente

Sente

Esta vida que passa à tua frente

Vive intensamente

Como se não houvesse amanhã


Sente

O amor a crescer dentro de ti

Como uma fonte inesgotável

É isso que és

Um ser amável

Maravilhoso e poderoso


Sente

Respeita o teu tempo

O teu crescimento

Ninguém nasce ensinado

Também podes ter errado

Há sempre tempo de aprender

A seguir o teu coração

A tua alma, a tua paixão


Por isso sente

Sente intensamente

Apesar da dor

Vive sempre em amor


Mas vive

E acima de tudo

SENTE

Comparações

Olho para o mar neste momento. Inundo-me de paz. Paz que vem de dentro mas também deste mar que é fonte de vida. É maravilhoso ver o mar assim calmo. mas mesmo com toda esta calma, eu vejo nele a força vital e a mudança constante. O mar vai e volta, bate energicamente nas rochas, beija suavemente a areia. Nunca está sempre no mesmo sítio. Pode estar bravo, mas hoje está calmo.

É possível estabelecer comparações com tudo o que nos rodeia. Assim é o mar, assim são as pessoas. Por vezes também estamos bravos. O mar ensina-nos que podemos, tal como ele, aceitar a mudança calmamente. Todos temos força vital para isso, para melhorar, para impulsionar o que há de melhor dentro de nós. O segredo está em nunca nos esquecermos disso, acreditando sempre no nosso poder pessoal.

Sejamos como o mar, fonte de vida. Aceitemos as mudanças com serenidade. Todas elas são bênçãos. Basta-nos ver atentamente com os olhos do coração.


Grata :)

Anjos na Terra

Sinto-me abençoada por pertencer a este Universo maravilhoso. Vivo cada dia como um despertar, tal como se os meus olhos abrissem verdadeiramente pela primeira vez. Conseguir ver e admirar a beleza do que nos rodeia e a beleza e luz que reside dentro de nós é fantástico.

Nem sempre o Ser Humano está em sintonia com a energia universal. O ego domina se o deixarmos dominar. Por vezes necessitamos de ajuda na demanda do nosso propósito, de alguém que nos ajude a colocar o comboio novamente na linha certa.


Há pessoas que são colocadas no nosso caminho para nos ajudar a olhar para a vida com os olhos da alma. Pessoas que nos ajudam a curar as nossas feridas, que nos dão uma mãozinha a desatar os nós das complicações que inventamos. Pessoas que nos guiam ao encontro da realização do nosso ser. Pessoas especiais, que ajudam a iluminar os nossos dias. Para mim essas pessoas são anjos na Terra. São a encarnação do Amor Incondicional, do Amor que cresce e se alimenta dele mesmo. Todos nós conhecemos alguém assim, que transpira luz e esperança.

Sou grata por existir também um anjo na minha vida, que me guia e me ajuda a ser uma pessoa melhor, mais humana, mais luminosa, mais feliz. Obrigada pelo ser maravilhoso que és, pela forma como desenvolves o teu trabalho divino. Obrigada também a todos os anjos terrenos por nos ajudarem na mais bela jornada que é a Vida.


Eternamente grata :)

Respirar


Ás vezes

Só é preciso respirar

Deixar o ar entrar

Permitindo-se relaxar

Abstrair por um momento

Dos dias de loucura que vivemos 

De toda a sobrecarga que sofremos

Permitindo viver o Amor

Esse Amor sem dor

Por todos, para todos

Por um mundo melhor

Mais puro, mais sadio

Onde a cura acontece

E a compaixão permanece

Permita-se serenar

Ás vezes

Só é preciso respirar

E reaprender a Amar :)

Milagre da Vida

Estou a desfrutar de um momento raro da minha existência. O dia está maravilhoso. O Sol ilumina o céu. Não está frio. Vejo as crianças a brincar no jardim. Não tenho nada para fazer, nada em que pensar. É de facto um momento raro.

É o momento indicado para fazer uma paragem. Respirar o ar puro que me envolve. Realizar a conexão com a Mãe Natureza.

Tenho comigo a força dos quatro elementos neste momento. A Terra,  no belo jardim que tenho à minha frente; o Ar, na brisa fresca que passa; a Água, no rio que corre atrás de mim e o Fogo, no sol que me aquece e dá conforto.

Ao parar neste preciso instante reconheço o grande milagre que é o dom da vida. Estamos vivos e a Mãe Natureza dá-nos todas as condições para que possamos continuar o nosso caminho.

Actualmente vivemos a época do stress, do "fazer tudo para ontem", do "rentabilizar tempo". Esquecemos que esse tempo também é importante para nos reconectarmos com a Fonte. Senão, de que forma a nossa vida faz sentido??

Convido-o a fazer uma introspecção sobre a forma como gere os seus dias e o seu tempo. Pense na quantidade de tarefas acumuladas que tem de fazer e avalie se elas são assim tão essenciais. Irá perceber que a existência de muitas delas nem faz sentido, servindo só para aumentar a sua carga acumulada de stress, tirando-lhe alegria e energia.

Permita-se relaxar. Permita-se saborear a natureza. Faça-o sozinho, acompanhado, como desejar. Mas permita-se respirar. Permita-se inspirar. Permita-se libertar todo o peso negativo sobre as suas costas.

Permita-se ver coisas belas.

Permita-se ser feliz.

Grata :)

Retrospectiva

Já há muito tempo que não escrevo. A minha vida tem sido um turbilhão, uma descoberta constante. Tenho a sensação que não me conhecia de todo e que só agora começo a embarcar nessa viagem à busca do meu Eu. Um Eu que é tão diferente daquele que conhecia até então.

À medida que o tempo passa e que vou vivendo esta aprendizagem, consigo perceber o papel do medo e dos condicionamentos impostos (muitos deles por mim) ao longo da minha vida.

Tanta decisão mal tomada, tanta mágoa e dor provocados desnecessariamente (ou não, porque tudo acontece por uma razão).

Só agora começo a cortar as amarras com os condicionalismos e a evitar dar força aos medos irracionais. É tão bom poder assumir a nossa essência. É trabalhoso e desgastante, mas vale a pena. A sensação que tenho é que me começo a libertar de um colete de forças. 

O mais engraçado é que ao longo da minha vida tive várias "sensações" que me diziam que não estava a seguir o caminho correcto. Até certo momento as ignorei. As aprendizagens foram duras por não escutar a voz da intuição. Mas foram isso mesmo, aprendizagens, que conduziram à evolução e ao respeito pelo meu Ser. Agora tento ouvir o meu coração, a minha intuição, pois geralmente ela está correcta.

No fundo, tudo se trata de uma questão de respeito por nós próprios. A nossa alma, sabe perfeitamente o que quer. Se aprendermos a escutar com o coração, adquirimos respeito pelo nosso Ser, encaminhamo-nos para o nosso propósito e a um nível global, contribuímos para o equilíbrio universal.

Desenganem-se aqueles que julgam que a nossa vida não tem um propósito. Tem sim, e ele chama por nós todos os dias. Temos o livre-arbítrio, mas existem coisas das quais não podemos fugir. Elas correm atrás de nós, reaparecem, até que as aceitamos, curamos e as integramos em nós de corpo, alma e coração. Quantos de nós se identificam com isto?

Respeita-te. Ama-te. O universo fez-te assim. E és perfeito justamente como és :)

Grata :)

Renovação

Desde sempre que o Outono é a minha estação favorita. É algo atípico pelo que percebo. Por vezes as pessoas não entendem esta minha tendência, fazendo alusão à beleza das flores na Primavera, ao azul do Mar no Verão ou ao Natal no Inverno. Mas a verdade é que o Outono possui uma magia apaixonante.

O Outono é nostálgico, ele convida à reflexão, à introspecção. Os dias ainda não estão muito frios. Corre um vento suave que nos relembra como é bom estarmos vivos.


As árvores assumem tonalidades de castanhos e avermelhados maravilhosas. As suas folhas caem, enfeitando as ruas. Toda a natureza inicia a sua renovação, prepara-se para algo melhor que há-de chegar, para um novo ciclo.

Relembro que também fazemos parte desta natureza que se renova. Tal como a natureza se prepara para se vestir com novas cores, nós também devemos acolher este período de balanço, de reflexão, olhar brevemente para os frutos colhidos e aplicar as mudanças necessárias à nossa vida. Também nós podemos mudar a nossa pele, descartar o que já não serve e abraçar o que há-de vir. Assim a nossa alma pode evoluir, direccionando-se para o propósito das nossas vidas.

São estes sentimentos que esta estação desperta em mim. O Outono é repleto de beleza. Aceitar a beleza da renovação é aceitar a evolução e o Amor por tudo o que existe. O Amor Incondicional.

Grata :*

Sagrado Feminino

O nosso Mundo é um lugar surpreendente. Repleto de magia e mistérios por revelar. Ao observar a natureza na sua essência mais pura, consigo fazer algumas analogias com o Ser Humano, nomeadamente com a Mulher.

O Ser Humano, independentemente do género que apresenta, possui dentro dele energia masculina e energia feminina. Desta forma consegue-se um equilíbrio de forças, pelo que a proporção destas energias dentro de cada pessoa as ajuda a tornarem-se num ser único e maravilhoso.

A energia masculina caracteriza-se por uma energia de iniciativa, combate, luta. Ajuda a nossa espécie a lutar pela sobrevivência. É esta energia que promove o ímpeto à acção e é essencial à manutenção da vida, caracterizando-se por ser uma energia yang.


A energia yang é uma energia essencial. Mas como tudo na vida, existe a polaridade, o bom e o mau, o excesso e o defeito. Creio que estamos a viver uma época (que se prolonga há alguns séculos) com excesso de energia yang. Por isso se vê tanta discrepância na sociedade. o materialismo impera e assume uma importância catastrófica. Vivemos guerras pesadíssimas, demonstrando um desequilíbrio entre energias. 

Por outro lado, a energia feminina caracteriza-se pela protecção, pelo cuidado. É uma energia passiva, de recolhimento e crescimento interior. Esta energia tem o lado maternal associado. Creio que o sexto sentido associado ao sexo feminino se prende com esta capacidade de protecção e cuidado que advém do instinto maternal. O feminino trás consigo o milagre da vida, a bênção do amor. É esta energia, a energia yin, que está ligada à intuição e à capacidade de transcendência. É fonte de recepção, de união com o Todo, com o Universo. Por isso lhe chamo o Sagrado Feminino.

É este Sagrado Feminino que nos torna mais humanos, à imagem e semelhança da Energia Criadora do Universo. É a energia da Mãe Terra, da Lua, da Deusa, da Virgem da Anciã. É a energia da Mãe e da Mulher. Honremos essa energia que vive dentro de cada um de nós. É importante reflectir acerca dos nossos comportamentos, atitudes, pensamentos. Equilibrar a energia yang com a energia yin, tornando-nos seres mais conectados, mais presentes aqui, no agora. Deixemos fluir essa energia, da mesma forma que um rio desagua para o mar.

Permita que o Amor floresça e que desabroche a cada dia. Eleve o seu Sagrado Feminino. Esse poder reside dentro de si, dentro de todos nós. Honre o milagre da vida que lhe é dado a cada amanhecer, com todo o seu esplendor.

Permita-se SENTIR.

Permita-se SER.

Grata :)

Paz

Nos últimos anos da minha vida tenho feito grandes reflexões. Cada vez penso mais no sentido da vida. Qual o objectivo da nossa vivência? Acima de tudo, eu acredito que viemos cá para nos tornarmos seres melhores, puros, que vivem respirando a sua essência. 

A vida é uma grande escola, onde se aprende diariamente. Os nossos testes são as dificuldades que nos são impostas. As dificuldades que surgem na nossa vida constituem grandes oportunidades de aprendizagem. São os grandes professores. Há um crescimento interior enorme associado aos testes que a vida nos faz. Seja grato por isso :)

Tenho a certeza que não seria a mesma pessoa se não tivesse passados por todos os problemas pelos quais passei. Sou uma pessoa melhor agora. Estou grata porque aprendi e evoluí. 

Muitas pessoas têm objectivos de vida que se prendem com a carreira, com a constituição de uma família, com a realização de viagens... As possibilidades são infinitas... Deixo-lhe um desafio e faça esta questão a si próprio: Como gostaria de se ver daqui a 30 anos? O que será realmente importante para si?

Acontece com frequência estarmos neste mundo a viver uma grande ilusão, perseguindo objectivos que não são realmente nossos, perseguindo desejos que muitas vezes nos são impostos de forma inconsciente por outras pessoas, como familiares, amigos, colegas... Pare, escute o seu coração, a sua alma. Eles sabem a resposta. Permita-se conhecer-se.

Partilho convosco o meu desejo de vida daqui a 30 anos: viver em paz, com tranquilidade, uma vida serena. Viver um dia-a-dia calmo, onde possa estar em comunhão com a natureza e onde possa prestar o meu serviço de ajuda ao próximo. Era exactamente assim que gostava de me ver. Em paz. Cada vez valorizo mais a paz, tranquilidade, serenidade, aceitação, amor. Não estamos nesta vida para ser os melhores. Não nascemos para competir. Nascemos para AMAR.

Descubra o seu objectivo, a sua missão. Aceite-se como é. Certamente que é um ser humano maravilhoso. Brilhe com todo o seu esplendor, transmitindo com a sua luz o que de melhor tem para oferecer.

Muito Amor.

Grata :)

O mundo dos sorrisos

O sorriso, a alegria contagiante :)

O sorriso é das coisas mais belas que a vida pode oferecer. Não conheço ninguém que não goste de sorrisos. Por mais sérias ou sisudas que as pessoas sejam, um sorriso tem o poder de amolecer o coração.

É possível (e legítimo) dizer que o sorriso é das coisas mais poderosas que o Ser Humano pode fazer. O sorriso tem o poder de quebrar barreiras de orgulho, dor e mágoa, muitas delas aparentemente indestrutíveis.

É verdade que a tristeza é contagiosa. Quantos de nós ficamos tristes, cabisbaixos, quando alguém que nos é querido está a sofrer? Sim, somos permeáveis às tristezas exteriores, de uma forma ou de outra também são as nossas tristezas, pois tudo está conectado.

O que pretendo dizer é que da mesma forma que o Ser Humano é permeável à tristeza, também é permeável à alegria. A alegria é contagiosa. Geralmente um sorriso tem um retorno. Uma palavra amiga, um carinho, um abraço, até a simples sensação de bem-estar é contagiosa.

Enquanto reflicto neste tema ocorre-me que não encontro nada mais prazeroso do que o sorriso. Realize a sua própria introspecção. O Ser Humano sente-se mais realizado na companhia dos seus pares do que em isolamento (na generalidade). A base de todas as relações começa com isso mesmo, com um sorriso, com receptividade de ambas as partes. É interessante pensar nas coisas assim.

Outra característica inerente ao sorriso e que lhe concede um poder enorme é a sua capacidade de cura. O sorriso tem o poder de curar, de tornar as nossas vidas melhores.

Consigo constatar diariamente aquilo que acabei de escrever. Há 10 anos que sou enfermeira e que lido com pessoas portadoras de doença crónica terminal. Providencio os melhores cuidados e tratamentos que estão ao meu alcance. Mas tenho a perfeita noção de que faço real diferença na vida dos doentes quando lhes dou o meu sorriso e a minha alegria. A alegria é a característica que tenho da qual mais gosto. Sei que me caracteriza o estar alegre, sorrir, abraçar, cantar, tudo isto faz parte do meu dia-a-dia junto daqueles que necessitam da minha ajuda. Aquilo que vejo é que a vida dessas pessoas melhora com os sorrisos que lhes dou. Ficam alegres, contentes, acabam por esquecer temporariamente os problemas porque o sorriso se apoderou deles (nem que seja só momentaneamente).

Fico imensamente feliz quando dou 1 sorriso e recebo 20. Torna-se espantoso quando vejo pessoas com vidas muito difíceis, a olharem para mim e a esboçarem sorrisos sinceros de alegria. No meu dia-a-dia como profissional (orgulho-me de dizer isto) sorrir é o que mais gosto de fazer. O sorriso faz a verdadeira diferença na vida das pessoas. O sorriso cura a alma. Devolve a vida a estados quase inertes.

Gostava que as pessoas sorrissem mais, manifestassem mais a sua alegria, a sua essência. O sorriso transporta nele o poder do amor. Relembremos que não existe combustível mais poderoso do que o amor.

As nossas vidas melhorariam substancialmente se nos permitíssemos sorrir mais vezes. Só depende de cada um de nós transformar o HOJE no dia do sorriso. Eternamente.

Grata :):):)

Amor e Apego

O Amor é o sentimento mais belo do universo. É o culminar na nossa existência, é o combustível do nosso mundo. O Amor é um tema banalizado. Todos falam dele, todos têm uma palavra a dizer.

Será que esse Amor é realmente vivido por todos? Vejo muitas vezes a expressão de um sentimento que geralmente é confundido com o Amor, o Apego.

O Apego manifesta-se com muita frequência na nossa sociedade. É aquele sentimento que se expressa pela necessidade egóica do outro. Precisamos do outro ao nosso lado para nos sentirmos bem. Pouco importa se é desejo da pessoa partilhar esse estado. O que importa é que esteja efectivamente lá porque é necessário, quase como comer ou dormir.

Outra das manifestações do Apego é a ideia irrealista que temos do objecto da nossa atenção. É comum as pessoas desejarem amores perfeitos, pessoas perfeitas. As expectativas são altas. Mas isso não existe. A beleza do Ser Humano reside nas suas imperfeições.

Desencadeada pela expectativa da perfeição, dá-se o fenómeno da manipulação do outro para que ele corresponda aos nossos ideais e consiga satisfazer as nossas necessidades. Ninguém muda ninguém. Se alguém quiser mudar tem de o fazer de livre vontade. Se for com algum tipo de pressão ou coacção, mais tarde ou mais cedo a pessoa quebra.

Creio que este fenómeno do Apego, tão comum nos nossos dias, destrói imensos relacionamentos. Isto não é Amor. Se pensarmos bem, ninguém quer ser amado assim. Mas quantas vezes já fizemos isto aos outros? É importante fazer uma introspecção.

No que respeita (realmente) ao Amor, este simplesmente É.

O Amor é a grande dádiva ao outro sem esperar nada em troca. Sem expectativas ou exigências. Amar o outro é admirar todo o seu Ser, inclusivé as suas imperfeições. Amar o outro é aceitar e respeitar a sua vontade, o seu querer. Isso é Amor. Amor incondicional. Isto é a total liberdade de vivência e expressão de um sentimento.

Qual a manifestação que deseja escolher viver? A manipulação ou a liberdade? Deixo um conselho: Seja leve, livre e ame. Ame tudo o que a vida lhe trouxer. Em todas as suas formas :)

Grata :) :*

Flor de Lótus

A flor de lótus tem uma beleza única. É aquela flor que emerge do lodo em todo o seu esplendor, simplicidade e poder. Ela é bela e um simples olhar pousado em si reaviva a lembrança do Amor.

Quando olho para uma flor de lótus, ela reacende em mim o sentimento do perdão. Ela é o perdão em si mesma. Emerge das trevas em toda a sua plenitude, repleta de Amor, tal como o perdão se manifesta.

Já diz o ditado: "Errar é humano, perdoar é divino". De facto é verdade. O perdão encerra em si a maior qualidade do universo, o Amor. Só quando se ama é capaz de se perdoar. Quantos de nós, refugiados em rancores e mágoas nos martirizamos pelo mal que nos fizeram... não percebemos, não conseguimos ver que muitas vezes somos nós a fonte das sombras que atormentam os outros, que efectivamente os outros são um espelho de nós mesmos. É essencial perdoar, mas antes de mais é necessária a dádiva do perdão a nós próprios. Somos seres de luz, capazes de amar. Não deixemos que o nosso coração se transforme numa pedra. Deixe-o antes tornar-se na flor de lótus que tanto anseia.

Permita que a flor de lótus flutue na corrente do rio da vida. Deixe-a levar para longe a tristeza e as mágoas. Ao deixar fluir e libertar esses sentimentos está a transmitir o seu Amor a todo o universo. Dê esse Amor. Seja esse Amor.

O verdadeiro Eu

Estava perdida nas minhas rotinas, a ver uma série televisiva (que nem costumo acompanhar) quando uma personagem no final do episódio disse a outra: "Não entendo o teu Eu, mas se é assim que tu és, não te atrevas a mentir a ti próprio." Nesta fase da vida, uma frase como esta faz os relógios despertarem na minha cabeça.

Muitas vezes me perguntei quem era o verdadeiro Eu. No fundo, embora todos os dias sejam uma descoberta, eu conheço e sempre conheci a essência do meu Eu. Durante anos neguei essa essência, escondi-a, a maior parte das vezes para agradar e ser aceite pelos outros. Mas nada disto faz sentido.

Negar o Eu, as raízes da nossa alma, a nossa essência, é doloroso. Tomar atitudes, ter comportamentos a pensar no que é melhor para os outros, no que os outros vão pensar ou sentir e desprezar, negar, relegar para segundo plano a nossa vontade, desejo e sentimento é algo que nos destrói com o tempo.

Peço-vos uma reflexão sobre o tema. O afastamento do nosso eu causa sofrimento. É importante lembrar que trazemos "bagagem" de vidas anteriores. Para além disso, a nossa alma tem um plano de viagem para esta vida actual. É sempre possível fazer ajustes, com base no livre arbítrio, mas alterar completamente o nosso plano de voo pode ser inclusivamente perigoso. Muitas vezes nos perguntamos porque é que as pessoas sucumbem a vícios, abandonam projectos inteiros de vida, abandonam famílias, desenvolvem doenças... Muitas vezes trata-se de uma forma de escapismo que a alma encontra para não continuar a sofrer com a negação e não expressão. 

Há quem diga que a felicidade é uma utopia. Eu acredito que seja um estilo de vida, uma forma de viver no momento presente. Espero que não se esqueçam que estamos nesta vida para sermos efectivamente felizes.

A nossa essência não pode ser negada. Por muito que seja esse o desejo do seu Ego (que é diferente do Eu), a alma acaba por vir à tona. Escolha a forma como ela se manifesta. Aceite-se como é, lembre-se que todo o Ser Humano, criatura, tudo o que faz parte da natureza contempla em si a essência divina. Somos Deus em miniatura. Somos maravilhosos. Aceite-se na melhor versão e mais completa de si mesmo. É o melhor contributo que pode dar a si próprio e aos outros.

Permita que o mundo veja a sua verdadeira cor, sinta a sua temperatura, a sua vibração. Seja o seu verdadeiro Eu a cada respiração. Assim será a todos os momentos a expressão do Amor.

O Sucesso num mundo de zombies

Nos dias de hoje existe uma palavra e um estado de espírito que reina: o stress.

O Ser Humano, especialmente no mundo ocidental, vive uma pressão esmagadora. Levanta-se de manhã todos os dias sem vontade de nada, trabalha desalmadamente em profissões odiosas, muitas vezes a terem comportamentos que vão contra a sua natureza. Comem mal e dormem pior, em troca de um ordenado que permita comprar "coisas" que não conseguem preencher o vazio emocional que preenche as suas vidas.

A estas pessoas eu chamo de "zombies sociais". Pessoas que não têm tempo para realizarem actividades que gostam, que se limitam a trabalhar, a comprar e a comer para obter satisfação. No fundo falta o essencial: não se conhecem a si mesmas, vivem estas vidas num vazio emocional imenso, até que entram em colapso e não aguentam mais viver uma vida de mentira.

O nosso corpo está em constante comunicação com a mente e com o espírito. Com a Fonte. O nosso corpo não mente. Ele mostra-nos os sinais quando nos afastamos da missão que a nossa alma nos pede. Começa a rejeitar os padrões nocivos até mesmo antes da nossa mente os reconhecer. Daí surgem doenças, sinais do nosso corpo a indicar que o caminho a seguir é outro. Muitas dessas doenças estão relacionadas com o stress, como é o caso da insónia, gastrite, colite, ansiedade, pânico, depressão... Poderia usar muitas palavras para me referir às consequências desastrosas a que estamos sujeitos diariamente. No entanto, aquilo que quero dizer é que o corpo chega a um ponto em que não aguenta a pressão. Simplesmente colapsa e a mente percebe o torpor em que tem vivido.

É uma fase dura, mas essencial e muito positiva. Aqui se dá a libertação do Ser. Muitas pessoas só se conhecem realmente quando vão ao fundo. Aqui percebem o quanto as suas vidas estavam desprovidas de sentido. 

Com isto eu pergunto-me: afinal, o que é o sucesso?!?

No mundo ocidental, a ideia de sucesso está intimamente ligada a uma vida profissional "estável" e consequentemente a uma dinâmica familiar e financeira confortáveis. O que as pessoas não sabem é que se quebram em vidas profissionais insatisfatórias, em empregos que muitas vezes os enche de fastio, em nome da chamada "estabilidade", só para poderem viver numa moradia de luxo, ter o carro X e os filhos a estudar na escola Y. Só porque a sociedade interpreta esse estilo de vida como o mais confortável e bem-sucedido. Largas vezes conduz as pessoas a um processo de auto-destruição.

Eu não quero dizer com isto que a matéria não é importante, Claro que é. Temos de reconhecer a importância das coisas materiais. Fazem parte do nosso mundo. Todos nós gostamos de conforto. O que é importante é não nos deixarmos aprisionar por ele, em situações nocivas, só para corresponder à imagem que o outro e a sociedade têm de nós, só para obter o que é necessário para a sustentação de um nível de vida "mais elevado", que permita ter todas as regalias de conforto. Não tenham ilusões, o mundo material não mata a fome da alma. Hoje em dia trabalha-se para uma casa melhor. A pessoa consegue comprar uma casa maravilhosa, fica radiante, mas passado pouco tempo o vazio volta. Aí trabalha para o carro topo-de-gama. Consegue o carro e anda satisfeito por algum tempo, até que percebe que o carro não era bem aquilo que queria e passa a lutar para comprar um barco... As pessoas vivem encurraladas para o Ter e abandonam completamente o Ser! Aí surge a vivência zombie, predominante nos dias de hoje.

Considero que o verdadeiro sucesso reside na manutenção de uma vida de acordo com os nossos valores e convicções. Numa vida em que seja possível trabalhar naquilo que se ama! É importante parar, eliminar todos os ruídos e escutar a voz do coração. Ele sabe o que é importante. Sabe o que o espírito necessita. Para além disto, é importante confiar, acreditar. Ter fé no Universo, na Verdade Maior, na energia positiva!

É óbvio que surgirão dificuldades. A vida é um ciclo, repleta de altos e baixos. Mas a nossa forma de estar, fé e consciência ajudam a olhar em frente com esperança. Esta é a minha visão de sucesso. A vida também me pôs à prova e está constantemente a fazê-lo. E este texto é um contributo para aqueles que andam perdidos. Estou grata ao Universo por todas as experiências vividas. Todas elas foram bênçãos para a caminhada contínua da descoberta do Eu.

Obrigada :) 

Natal com sentimento

O Natal é das épocas mais belas do Ano. É a época que convida à união, à partilha, à valorização das pessoas que nos são próximas. São aqueles dias em que tiramos tempo para estar com aqueles que nos pertencem, com a nossa família, seja ou não de sangue.

Aquilo que tenho visto nos último anos infelizmente, é uma desvirtuação do Natal, em que o consumismo material é mais valorizado do que a partilha entre as pessoas que nos são próximas.

É importante relembrar que o Natal comemora o nascimento do Criador, traduzindo o seu significado em esperança, amor, partilha, bondade, generosidade. Esta sim é a verdadeira essência desta quadra e não o consumismo desmesurado. Afinal, não se comemora o nascimento do Pai Natal nesta data.

Não pretendo ser mal-interpretada, eu própria gosto de coisas materiais e dou alguma importância aos presentes. Este texto também serve de chamada de atenção para mim.

Deixo aqui o mote para que o Natal seja pintado com um tom mais humano, em que o Ser prevalece em relação ao Ter.

Desejo a todos que este Natal seja rico em alegria, generosidade, afecto e amizade. Que em todos os sapatinhos tenha uma boa dose de Amor para receber.

Afinal de contas, o Amor é a base de tudo :)

Grata :)

Metamorfose da Vida

Considero-me uma mulher jovem. Quem olhar para mim pode certamente dizer que ainda tenho muito que aprender, o que com certeza corresponde à verdade.

No entanto, mesmo sendo jovem, certas situações que vivi levam-me a pensar que o Ser Humano também passa por metamorfoses. Não me refiro às mudanças físicas associadas às fases de crescimento e envelhecimento, mas sim da metamorfose da alma, em que aquelas mudanças ou situações de vida despertam em nós um lado desconhecido.

Certos momentos da nossa vida têm o poder de nos mostrar o que é importante, o que nos valoriza enquanto pessoa, o que realmente enaltece o nosso ser.

À semelhança das lagartas, quando nascem, não são propriamente atraentes e só se conseguem movimentar rastejando. Assim é o Ser Humano. Numa primeira fase não se conhece realmente a si próprio, leva a sua vida sem pensar muito nas suas actividades, agarrado a uma rotina que lhe vá satisfazendo as suas necessidades básicas.

Mas quando algo surge, quando o sofrimento ou a dor se apoderam da pessoa, ela reflecte sobre a sua vida e o seu propósito. Esta semelhança também é encontrada na lagarta, quando os seus dias nessa forma chegam ao fim e ela fica contida num casulo. Também ela passa por um período de escuridão e solidão que a transforma.

Após o ciclo de escuridão, ela renasce numa bela borboleta, repleta de cor. Já não precisa de rastejar, adquiriu o poder de voar, de ver mais além, de mudar o mundo com o bater das suas pequenas asas, de provar o saboroso néctar e cheirar o doce perfume que as flores têm para oferecer!

Engraçado como a Natureza nos oferece estas analogias em tudo o que encontramos. Tal como a mudança da lagarta para a borboleta, o Ser Humano também sofre a sua metamorfose após a dor. Passa a compreender o que é importante, a valorizar o belo e o divino e a viver conectado com a sua luz interior. Assim se dá a metamorfose da vida, tornando o Homem consciente e ligado ao seu ser e divindade.

Acredito que a Humanidade se conduz para este ponto, em que o Ser Humano se sentirá conectado ao Universo e este o compensará em abundância.

Grata :)

Livre Arbítrio

Será que estamos "condenados" a um destino predefinido, ou existe livre arbítrio nas nossas vidas? 

Nascemos. Existe uma ideia geral que no momento do nosso nascimento somos "tábuas rasas", prontos a absorver todos os estímulos e informação proveniente do universo.

Mas será realmente assim? Já nem me refiro à carga genética que trazemos de herança da nossa família. Será um recém-nascido uma alma nova? Será que o momento em que nascemos não interfere de facto com a nossa personalidade?

Eu tenho uma opinião formada sobre isso. De facto, considero que o Ser Humano não vem a este mundo como tábua rasa. Para além de toda a carga genética transmitida pelos progenitores, também temos de ter em consideração a influência do ambiente, do contexto em que nasce.

Se os ciclos da Lua influenciam as marés e a ocorrência de partos, entre outras coisas, então podemos concluir que o local onde nascemos e a posição dos astros no céu têm influencia no Ser Humano recém-nascido, dotando-o de determinadas características e potencial.

Sim, acredito na Astrologia. Se estudarmos pormenorizadamente tudo bate certo. Mesmo assim, estaremos nós destinados a ser algo ou a ter uma determinada vida só porque os astros assim definiram? Para esta pergunta eu respondo: o livre arbítrio existe. 

Não estamos destinados a seguir um determinado rumo só porque sim. Fazemos escolhas. Cada escolha que fazemos, até mesmo o simples facto de virar a direcção para a esquerda ou para a direita,  interfere no nosso futuro. Não há destino. Há o destino que cada um cria. Há o destino das acções tomadas. É verdade que temos características que podem conduzir a determinados caminhos e aprendizagens, mas o rumo do destino é nosso. Nós somos soberanos. Tendo este conceito em linha de conta, qual a atitude mais correcta a adoptar? Aqui ficam algumas sugestões:

  1. Assuma a responsabilidade pelas suas escolhas. Não despeje a responsabilidade dos seus actos num destino fatalista;
  2. O assumir da responsabilidade acarreta a liberdade (e vice-versa). É de facto um ser totalmente livre se assumir a responsabilidade por tudo o que lhe acontece;
  3. Não assuma o papel de vítima. Este papel trás algum bem-estar à pessoa temporariamente. Todos olham com pena e tentam dar conforto. Acontece que continuar nesse registo é muito nocivo para quem o pratica. Começa de facto a acreditar que é uma vítima, agindo junto dos outros dessa forma, para obter os resultados que pretende. A chantagem psicológica é um tipo muito feio de manipulação. Pare para pensar: é preferível ter as pessoas junto de nós porque elas efectivamente querem e desfrutam da nossa companhia ou porque sentem algumas espécie de pena? Este é um tipo de hipocrisia muito em voga nos dias de hoje. Sugiro que sejamos genuínos, pois a manipulação mais tarde ou mais cedo deixa de dar os seus frutos. As outras pessoas também têm direito à sua liberdade. Lembre-se que ninguém muda ninguém. Por isso, seja dócil, amigo e atencioso. Verá que o mundo irá ter consigo.

Para finalizar, lembre-se que o nosso livre arbítrio afecta também os outros. Trate os outros como gostaria de ser tratado ou como eles gostariam que os tratasse. 

Deite-se na sua cama ao anoitecer com o corpo são e a consciência limpa.

Grata :)

O Amor Próprio

O que é o Amor Próprio? É um conceito tão lato e abrangente que se torna complicado falar sobre ele.

É fácil dizer "eu gosto de mim", mas tornar este conceito realidade já é outra história. Quantas vezes nos desrespeitamos a nós próprios por não saber dizer não e para não magoar os outros? Pergunte a si próprio quantas vezes se identifica neste registo.

A questão que se coloca é que quando o fazemos, estamos a contrariar a nossa essência. Não estamos a ser fiéis a nós mesmos. Tal facto não contribui para o nosso bem-estar e para a harmonia a nível global.

O ser humano só consegue dar um verdadeiro contributo à humanidade quando está bem consigo próprio.

Se fazemos algo que nos desagrada, se permanecemos em alguma situação que nos traz desconforto, de onde queremos sair e não o fazemos devido aos outros, não vamos conseguir dar o melhor de nós mesmos ao universo. Não vamos conseguir transmitir a nossa melhor versão de nós próprios. Para além disto ser negativo para o sujeito, é também prejudicial para o seu ambiente, pois este não usufrui da essência e potencial que a pessoa tem para oferecer.

Cada ser humano tem uma função a cumprir nesta vida e neste mundo. Cada vez mais acredito nisto. Temos várias lições para aprender.

Quando somos crianças, o nosso amor próprio está no auge. O que queremos é a satisfação imediata das nossas necessidades. Não temos problemas em sorrir  e fazer tudo o que nos apetece. Infelizmente, com a repressão que a sociedade impõe ao ser humano, a criança desaprende a arte de se amar a si mesmo. O ser humano enquanto adulto terá de aprender a ser fiel a si mesmo se quer ter dias repletos de felicidade.

Todo este processo é difícil e é necessário algum tempo de reflexão, para percebermos primeiro quem somos e para onde queremos ir. Isto é determinante para o desenvolvimento de relações salutares com os outros.

O conceito deve incidir em ser fiel a si mesmo, às suas convicções, sentimentos, emoções e sonhos. Para tal é necessário aprender a dizer não. É verdade que encontraremos oposição e por vezes até conflito, que será necessário ultrapassar. No final ficaremos livres e de consciência leve. Outro aspecto importante é adquirir a compreensão de que o outro tem direito à sua individualidade e amor próprio também. As expectativas devem ser minimizadas, pois as pessoas não são iguais, pensam de maneira diferente e têm objectivos de vida diferentes. Cada um dá aquilo que tem para oferecer.

Respeitar o nosso ser e respeitar a liberdade e individualidade de outro é o início da compreensão do universo e o primeiro passo para o desenvolvimento do amor próprio. É o início para a realização da nossa missão de vida.

Quando a alma transcende para o corpo físico e se manifesta

Fluir como um rio

Deixar a vida fluir. Fluir como um rio por entre os nossos dedos. Como areia que escorre pelas nossas mãos. Deixar fluir, mas aproveitar cada minuto desse fluxo natural que acontece sem pressão, sem ser forçado. Aproveitar cada segundo daquilo que temos para viver e não do que desejamos viver. Quando isto acontece, a vida torna-se mágica, cheia de cor. Repleta de amor.

É normal desejarmos padrões, coisas, pessoas para a nossa vida. Passamos a desejar tudo isto com tanta força e convicção que podemos infligir mal a nós mesmos. O objecto do nosso desejo pode não ser adequado à nossa realidade e necessidade. Isso trás sofrimento.

Todos nós passamos por esta vivência em algum momento das nossas vidas. Mas é essencial viver para aprender a lidar com a frustração. Para perceber qual o verdadeiro sabor da liberdade. É a liberdade que é vivida quando algo que é desajustado chega ao fim. Sofremos sim, mas podemos voltar a seguir o nosso caminho. Podemos ser novamente senhores do nosso destino. 

Termino este texto com o relembrar que o fluxo deste belo rio que é a vida também é cíclico: no final de um percurso fácil, aparece um tortuoso. E o contrário também é verdade.

Saber ser Sol

O Sol é a luz. Constante brilho e iluminação. Esse brilho está sempre presente, por muitas provações que o mundo passe, o Sol está sempre lá. É mais forte. a sua luz e brilho são eternos.

Assim são também algumas pessoas. Possuem um brilho tão forte que nem nos dias nublados desaparece. Mesmo perante as adversidades esboçam sorrisos, tornando o dia do outro mais belo.

Apresentar esta característica é um poder. É o poder da alegria, da alma sorridente, que está ao alcance de todos. 

Para quê ser escuridão quando posso ser Sol majestoso?

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora